5 dicas para ter joelhos saudáveis

O sedentarismo é um dos principais responsáveis pelo desequilíbrio e fraqueza muscular, e pode repercutir no joelho. Veja algumas dicas para evitar problemas nessa articulação.
1 – Faça atividades físicas: o desenvolvimento e manutenção de músculos fortes no quadríceps e isquiotibiais (anteriores e posteriores da coxa), e dos músculos abdutores do quadril, pode diminuir a dor no joelho, prevenir e controlar algumas doenças.
2 – Fortaleça o joelho: na prática esportiva, o joelho é uma articulação essencial para transportar energia para outras regiões do corpo. Assim, precisa ter estabilidade e força muscular, para dissipar e transferir essa energia.
3 – Não esqueça do quadril: pesquisas recentes mostram que os abdutores, principalmente o músculo glúteo médio, que são estabilizadores do quadril, quando fortes e de rápida contração, evitam que o joelho “caia para dentro”, causando a postura de valgo dinâmico, muito comum em mulheres que praticam corrida de rua.
4 – Sem exageros: evite excessos de treino visando alguma prova ou competição. Estudos demonstram que, dentre as demais articulações, o joelho trabalha muito próximo aos seus limites fisiológicos e a dor após um treino exagerado pode demonstrar que uma lesão se instalou.
5 – Controle o peso: quanto mais você pesa, mais forte é o impacto em seu joelho. O joelho recebe forças de 3 a 7 vezes o peso do corpo durante o exercício. Estudos mostram que, ao perder 10 kg de peso, é possível reduzir em até 20% da dor dos joelhos com artrose.

Nós, do Instituto Fuchs, estamos prontos para atendê-los.
Ligue e marque uma consulta: (41) 3026-6959 ou acesse www.institutofuchs.com.br e saiba mais sobre a saúde do seu JOELHO.