BURSITE NO QUADRIL


Sabe aquela dor chata na lateral do quadril ou da coxa, que incomoda e atrapalha as tarefas cotidianas?
Se você tem sintomas como dor localizada nessa região, dificuldade de dormir de lado, rigidez na articulação do quadril ou sensibilidade excessiva ao toque na região, é importante fazer uma avaliação com um médico ortopedista. Pode ser a bursite de quadril – ou bursite trocantérica, como é conhecida tecnicamente – um problema muito comum, principalmente entre as mulheres de 40 a 60 anos.

A dor ocorre por causa da inflamação da bursa, que é uma “bolsa” localizada entre os músculos, tendões e ossos do quadril, em locais de atrito contra o osso, com o papel de amortecer e proteger os tendões. A bursite é a inflamação dessa bolsa, que pode ser provocada por esforços repetitivos, traumas, infecções, artrites, sobrecarga nos tendões e falta de alongamento muscular.
O diagnóstico é clínico – através da história e exame físico realizado no consultório, e muitas vezes complementado por exames de imagem, que confirmam o diagnóstico e ajudam excluir outras causas dos sintomas. É comum a bursite estar associada a outros problemas, como doença na coluna lombar, artrose no joelho e no quadril.
O tratamento é conservador na maioria dos casos, com medicações anti-inflamatórias e trabalho muscular para reequilíbrio da musculatura envolvida. Algumas vezes é necessária a infiltração de corticoide local. Geralmente observamos bons resultados com 6 meses de tratamento.
Dúvidas? Clique aqui