Joelho do Esportista

joelho esportista

O joelho recebe grandes cargas devido ao suporte do peso corporal e é submetido a grandes forças de aceleração e desaceleração nas atividades da vida diária, que se acentuam durante a prática esportiva.

Durante nosso dia-a-dia, o joelho deve suportar diversas atividades, como por exemplo, levantar da cadeira e da cama, saltar, correr, chutar e realizar mudanças bruscas de direção.

Tudo isso pode resultar em diversos tipos de lesões, causadas por esforços repetitivos ou algum tipo de trauma ou torção.

Esportes como o futebol, corrida, bike, vôlei, basquete, tênis, crossfit, entre outros, podem levar a carga excessiva ou traumática aos joelhos. Estas lesões, muitas vezes, são decorrentes ou complicadas pela falta de conhecimento, treinamento e preparação prévia.

Diariamente atendemos pacientes com lesões nos joelhos devido a esforços repetitivos no trabalho e nas atividades esportivas, e que não realizam previamente o aquecimento e alongamento adequado.

Os joelhos com algum tipo de problema geralmente apresentam dor, inchaço (derrame – “água no joelho”), instabilidade, perda de mobilidade e atrofia muscular. Na presença de qualquer um destes sintomas deve-se procurar atendimento médico especializado para investigar a causa destas alterações, realizar o diagnóstico e o tratamento adequado para cada caso.