OSTEONECROSE DO QUADRIL

A osteonecrose também é conhecida como necrose avascular e necrose asséptica. Ela ocorre devido à má circulação sanguínea dentro do osso, que leva ao infarto ósseo que causa dor no local, podendo causar deformidades e artrose no futuro. Além do quadril, a osteonecrose também pode afetar outras áreas, como joelhos, ombros e maxilar.
No quadril, a dor aparece quando a falta de sangue na cabeça do fêmur já está causando morte das células ósseas, e o paciente passa a apresentar dor na virilha, coxas e glúteos e também dor ao caminhar.
A doença – que geralmente está relacionada ao uso de corticóides, consumo de álcool em excesso, ruptura de vasos sanguíneos, doenças na medula óssea e traumas – pode ser diagnosticada por meio de exames de raio-x e ressonância magnética.
No quadril, o tratamento inicial se faz com a restrição de impactos na região afetada e medicamentos para dor. Pode haver, ainda, a indicação de uma descompressão do osso em questão, com o objetivo de restabelecer o fluxo sanguíneo local, diminuir a área lesionada e também a dor. Caso essas opções não apresentem uma boa evolução ou quando o diagnóstico é feito nas fases mais avançadas da doença, é indicada a cirurgia para substituição articular, a prótese total do quadril

Dúvidas? Clique aqui