REUMATISMO

 

Ao contrário do que muitos pensam, a palavra reumatismo não se refere a uma doença específica, mas a várias delas. Artrose, osteoporose, artrite reumatoide e tendinites são algumas das doenças reumáticas mais comuns que atingem o sistema musculoesquelético, mas podem atingir também o sistema respiratório, gastrointestinal e a pele.

Uma das características mais marcantes da doença são as inflamações nas articulações, impedindo que a pessoa realize os movimentos adequados e causando dor.

Fatores de risco

As doenças reumáticas podem atingir pessoas de todas as idades e por isso é importante ficar atento aos fatores de risco: história familiar, obesidade, tabagismo, álcool em excesso e medicamentos que podem contribuir para o surgimento da doença.

Tratamento

Aos primeiros sintomas de dores articulares generalizadas, inchaço nas articulações, o médico especialista (Reumatologista) deve ser procurado, pois se for tratada logo no início, é possível preservar ao máximo a qualidade de vida do paciente e sua independência física.

 

 

Previna-se!

Hábitos saudáveis, como uma alimentação adequada e rica em nutrientes que evitam e controlam processos inflamatórios no corpo, atividade física regular e alguns minutos de sol por dia são formas de prevenir alguns tipos de doenças reumatológicas.