Função da patela e condromalacia patelar

Também conhecida como rótula, a patela é um pequeno osso na frente do joelho. Ela é responsável por conectar os músculos do quadril e da coxa com a perna. Além de proteger a região anterior da articulação do joelho, a patela tem a função de facilitar a extensão do joelho e aumentar o braço de alavanca do quadríceps, atuando como uma roldana e resultando em maior força no movimento de extensão.

À medida que você dobra e estica seu joelho, sua patela desliza para cima e para baixo. A falta de alinhamento da patela resulta na perda de força para a realização do movimento, dificultando até mesmo a subida e a descida de pequenas rampas e escadas.

Por essa razão é muito importante o cuidado com a biomecânica e cartilagem da patela. Para isso, você deve manter os músculos que agem sobre ela equilibrados, fortalecidos e alongados para evitar problemas.

CONDROMALÁCIA PATELAR

A condromalácia patelar é uma alteração na cartilagem da patela por conta do atrito gerado no movimento e pode atingir esportistas profissionais, os atletas amadores e de final de semana ou mesmo quem trabalha fazendo muitos movimentos que sobrecarregam os membros inferiores.

O tratamento costuma ser conservador, por meio de exercícios de fortalecimento e alongamento da musculatura da coxa e do quadril. Em alguns casos pode ser indicado o uso de condroprotetores por via oral, ou a viscossuplementação com ácido hialurônico intra-articular. A necessidade de intervenção cirúrgica é muito rara, mas é imprescindível a avaliação de um ortopedista especialista em joelho para que o diagnóstico correto e o tratamento adequado sejam realizados.

QUER SABER MAIS SOBRE JOELHO E QUADRIL? Acesse nosso site: www.institutofuchs.com.br

#institutofuchs #cirurgiadojoelho #condromalaciapatelar #patela #joelho #drthiagofuchs #thiagofuchs #drrogeriofuchs #rogeriofuchs #curitiba #cirurgiadojoelhoemcuritiba

Post anterior
O que é lesão do labrum?
Próximo post
JOELHO – Em qual quadro você se encaixa?
Menu
Dúvidas? Clique aqui