O que é lesão do labrum?

O labrum é uma estrutura fibrocartilaginosa que reveste o acetábulo, a parte interna do quadril onde o fêmur se encaixa. A lesão do labrum geralmente está relacionada às alterações ósseas do impacto femoroacetabular, displasia do quadril e hipermobilidade articular.

Os principais sintomas consistem de dor na articulação do quadril, região da virilha e na face interna da coxa. Alguns pacientes com lesão do labrum apresentam estalos ou “clicks” no quadril, e às vezes sensação de deslocamento ou instabilidade. Quando sintomática, a lesão do labrum pode precisar de uma artroscopia do quadril para tratamento definitivo.

O tratamento depende da idade do paciente, sintomas, causa da lesão e grau de alterações degenerativas do quadril. Nas lesões isoladas do labrum, pouco frequentes, inicialmente é conservador, com medicações, trabalho muscular do abdome, lombar e do quadril, e fortalecimento do CORE.

Nas lesões do labrum sintomáticas secundárias ao impacto femoroacetabular, o tratamento geralmente é cirúrgico, para reparar o labrum lesado e corrigir o fator predisponente para a lesão. Geralmente a cirurgia é realizada por artroscopia do quadril.

Estudos demonstram excelentes resultados da artroscopia do quadril para tratamento da lesão do labrum e do impacto femoroacetabular.. Durante o procedimento, o cirurgião faz a correção das alterações ósseas, no fêmur e/ou acetábulo, e o reparo da lesão do labrum com sutura utilizando pequenas âncoras.

Nos casos de lesão do labrum associadas à displasia do quadril, é muito importante avaliar a anatomia óssea e o grau de displasia do quadril, para definir a melhor opção de tratamento entre artroscopia, osteotomia ou prótese total do quadril.

Saiba mais sobre lesão do labrum, impacto femoroacetabular, lesões no quadril e tratamentos em www.institutofuchs.com.br.

 Instituto Fuchs – Av. Sete de Setembro, 6496 – Curitiba – Telefone: 41 3026-6959
📱 WhatsApp – (41) 99227-0770 ou clique aqui http://bit.ly/WhatsAppInstitutoFuchs
 Hospital Marcelino Champagnat – Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – Curitiba – Telefone: (41) 3207-3225

Post anterior
Mudanças no esporte requerem adaptação para evitar lesões
Próximo post
Função da patela e condromalacia patelar
Menu
Dúvidas? Clique aqui