O labrum é uma fibrocartilagem que contorna o rebordo do acetábulo e é responsável pela vedação da articulação, aumento da estabilidade do quadril, lubrificação e absorção de impacto.
A principal causa da lesão do labrum é o impacto femoroacetabular, que comentamos ao longo das últimas semanas. As alterações progressivas na anatomia do fêmur e acetábulo podem resultar no destacamento do labrum, resultando em dor no quadril, estalos no quadril e sensação de instabilidade articular. Nesses casos, o tratamento geralmente é cirúrgico, por meio da artroscopia do quadril, para reparar o labrum lesado e corrigir o impacto femoroacetabular.
A displasia do quadril também pode causar lesões no labrum acetabular por instabilidade no quadril, e deve ser avaliada detalhadamente para indicar o melhor tratamento, podendo variar entre trabalho biomecânico muscular, artroscopia, osteotomia ou prótese total do quadril.
Lesões agudas, como prática de atividade física de alto impacto ou de alta intensidade e traumas também podem prejudicar o labrum acetabular do quadril.
Na dúvida, converse com um ortopedista especializado nas lesões do quadril!
Salve essas informações para não perder!
Instituto Fuchs
📍 Av. Sete de Setembro, 6496 – Curitiba/PR
📱 WhatsApp: (41) 99227-0770 – Dr. Thiago Fuchs
📱 WhatsApp: (41) 99660-1015 – Dr. Rogério Fuchs
☎️ Telefone: (41) 3026 – 6959
ECO Ortopedia
📍 R. Goiás, 70 – Água Verde, Curitiba – PR
📱 WhatsApp: (41) 3123-6550