ARTROSCOPIA DO QUADRIL

ARTROSCOPIA DO QUADRIL

Tratamento de Joelho e Quadril em curitiba

A videoartroscopia é uma técnica cirúrgica para tratamento de lesões dentro e ao redor das articulações. Há muitos anos a videoartroscopia é utilizada para tratamento de lesões no joelho e ombro. Na técnica de videoartroscopia, uma pequena câmera de vídeo e instrumentos
especialmente desenvolvidos para artroscopia são introduzidos na articulação por pequenas incisões na pele de aproximadamente 1 cm, buscando uma cirurgia minimamente invasiva.

A artroscopia do quadril é uma técnica cirúrgica muito estabelecida no mundo e também em grande desenvolvimento, principalmente no tratamento do impacto femoroacetabular (IFA), lesão do labrum e da cartilagem.

Outras patologias do quadril, como a bursite e tendinopatias peritrocantéricas, artrose do quadril em estágios iniciais, corpos livres intra-articulares, lesões do ligamento redondo e alguns tumores no quadril também podem ser tratados por artroscopia.

Tratamento de Joelho e Quadril em curitiba

No tratamento do IFA é realizada a osteocondroplastia (remodelação) das alterações ósseas no fêmur (CAM) e no acetábulo (PINCER) e também avaliação das lesões de cartilagem e do labrum. A correção da anatomia óssea para reestabelecer a biomecânica da articulação é fundamental para ter bons resultados e preservar a articulação.

Na presença da lesão do labrum, com destacamento e instabilidade, é realizada o reparo da lesão com sutura utilizando pequenas âncoras. No labrum com alteração degenerativa é realizado o desdridamento com “shaver” e radiofrequência para melhorar a função e diminuir a dor. Em alguns casos com grande degeneração ou calcificação pode ser necessária uma reconstrução do labrum com enxerto.

Nas lesões de cartilagem várias opções de tratamento por artroscopia podem ser realizadas, dependendo do tamanho, localização e grau de lesão. Desdridamento com pinças, “shaver” e radiofrequência é o procedimento realizado nas lesões pequenas e pouco profundas. Nas lesões mais extensas e profundas, as microperfurações associadas ou não à membrana de colágeno, com propriedades biológicas, podem ser utilizadas. A viscossuplementação com ácido hialurônico é uma ótima opção nos casos de lesão de cartilagem.

Nos casos de tendinopatia peritrocantérica e bursite do quadril refratárias ao tratamento conservador, a artroscopia do quadril pode ser indicada. O procedimento cirúrgico geralmente consiste na bursectomia para ressecção da bursa com alterações inflamatórias, tratamento da lesão do tendão do glúteo médio com reparo quando necessário, e liberação do trato iliotibial para diminuir o atrito local.

Tratamento de Joelho e Quadril em curitiba
Menu
Dúvidas? Clique aqui