A primeira etapa é a consulta com um médico especialista em artroscopia do quadril. Nessa etapa será realizada a avaliação clínica e dos exames complementares para fazer o diagnóstico do problema (impacto femoroacetabular, lesão do labrum e da cartilagem, lesão tendinosa, etc). O tratamento mais indicado para cada caso é proposto ao paciente e pode ser uma artroscopia do quadril.
2️⃣ A rotina pré-operatória inclui: exames de sangue, eletrocardiograma e consulta pré-anestésica. Uma reunião pré-operatória na semana anterior ao procedimento também é realizada para orientações gerais sobre a cirurgia, medicações necessárias e detalhes sobre horários e internação hospitalar. Neste dia também é feita uma avaliação com um fisioterapeuta para orientações sobre a fase inicial da fisioterapia e cuidados necessários nos primeiros dias após a cirurgia.
3️⃣ O tempo de internação hospitalar geralmente é de 1 dia, e o paciente recebe alta no dia seguinte ao procedimento. O tempo cirúrgico é de aproximadamente 60 a 90 minutos. A anestesia geralmente é raquidiana associada a anestesia geral (sedação profunda) para maior conforto do paciente no posicionamento na mesa de tração.
4️⃣ Após a alta hospitalar, o paciente deve usar medicações (analgésicos simples e anti-inflamatórios) por 5 a 7 dias, e uma medicação por 30 dias para prevenção de ossificação heterotópica. O curativo é realizado diariamente em casa. O paciente recebe alta com apoio liberado (andar) com auxílio de 2 muletas por 2 a 3 semanas.
5️⃣ A fisioterapia é iniciada já na primeira semana, geralmente no dia seguinte à cirurgia, e deve ser realizada por 3 a 4 meses. Dirigir está autorizado após a retirada das muletas, entre 2 e 3 semanas. Atividades de trabalho sem grande demanda física podem recomeçar 2 a 3 dias após o procedimento. Atividades laborais com maior exigência física geralmente recomeçam com 3 meses após a cirurgia.
O retorno gradativo às atividades físicas inicia no 4˚ mês após a artroscopia do quadril, com trabalho de fortalecimento muscular e atividades aeróbicas sem impacto. Corrida, esportes de impacto e treinos para competição geralmente iniciam após 6 meses de cirurgia.