CICATRIZ PÓS-CIRÚRGICAS E O SOL

cicatriz joelho
 
Para realização de cirurgias no JOELHO e no QUADRIL, é necessária a realização de incisões ( cortes ) na pele. A cicatriz depende do tipo de cirurgia realizada. Nas artroscopias, as incisões têm aproximadamente 1 cm cada. Nas artroplastias (próteses), a cicatriz varia entre 12 e 20 cm, dependendo do caso e tamanho do paciente.
Na foto acima, é observada a cicatriz após 6 meses da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) com enxerto de tendão flexores.
A cicatriz pós-operatória depende de vários fatores : tipo e local da incisão, tipo de sutura ( ponto ) realizada, características do paciente e cuidados após a cirurgia.
Toda cicatriz passa por diversas fases: cicatrização, formação de fibrose e remodelamento. Inicialmente a cicatriz é vermelha, depois fica mais escura até aproximadamente 6 meses, e então começa a clarear, geralmente até 1 ano após a cirurgia.
No verão, as pessoas costumam usar roupas mais curtas e ir a praia, o que pode expor as cicatrizes cirúrgicas ao sol. É muito importante proteger as cicatrizes, principalmente nos primeiros 6 meses, para evitar o aumento de pigmentação (cicatriz mais escura).
Sempre indicamos o uso de protetor solar, com fator acima de 50 fps, diariamente após a retirada dos pontos e fechamento completo da ferida por 6 meses, mesmo nos dias sem sol. Nas fases iniciais após a cirurgia (1 mês) também indicamos o uso de proteção com micropore.

Dúvidas? Clique aqui