O termo condromalácia significa “amolecimento da cartilagem”. Isso ocorre por um excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela. A pressão da patela sobre o fêmur pode representar uma força de 5 a 7 vezes o peso do corpo ao subir e descer escadas, por exemplo. Em exercícios como corrida e agachamento, a pressão pode ser ainda maior, podendo levar ao desgaste da cartilagem patelar, que tem justamente a função de amortecimento.
Um dos principais sintomas da condromalácia patelar é a dor no joelho depois de muito tempo sentado, bem como ao levantar e sair do cinema, por isso ficou também conhecida como a “síndrome do cinema”.
Conheça alguns outros sintomas desta doença:
– dor na parte da frente do joelho e estalidos ao se agachar, correr e subir escadas;
– dor ao pisar na embreagem para dirigir;
– inchaço e desconforto ao redor da patela.
O tratamento costuma ser conservador, por meio de exercícios de fortalecimento e alongamento da musculatura da coxa e do quadril. Em alguns casos pode ser indicado o uso de condroprotetores por via oral, ou a viscossuplementação com ácido hialurônico intra-articular. A necessidade de intervenção cirúrgica é muito rara, mas é imprescindível a avaliação de um ortopedista especialista em joelho para que o diagóstico correto e o tratamento adequado sejam realizados.