Bastante conhecido na área da dermatologia, onde é utilizado para fins estéticos, o ácido hialurônico também apresenta resultados significativos no alívio dos sintomas em pacientes com lesão de cartilagem ou com artrose na fase incial.
A infiltração de ácido hialurônico intra-articular ou viscossuplementação é um procedimento muito utilizado em pacientes com problemas ortopédicos como uma forma de tratamento não cirúrgico na tentativa de preservação da articulação e alívio dos sintomas.
A técnica consiste na aplicação de ácido hialurônico na articulação do joelho ou quadril. A medicação irá atuar como um “lubrificante”, auxiliando na absorção do impacto e redução do atrito, diminuição da inflamação articular e melhorando a nutrição da cartilagem. O procedimento é realizado por meio de infiltração, com anestesia local e durabilidade média de 6 meses a 1 ano.
É um procedimento bastante simples, que alivia significativamente a dor, apresenta baixa incidência de efeitos adversos e que não requer o afastamento do paciente de suas atividades.