VOCÊ SABIA?

JOELHo
Que o JOELHO é considerado a MAIOR e MAIS complexa ARTICULAÇÃO do corpo humano?
A articulação é composta por ossos – fêmur, tíbia e patela -, cartilagem, ligamentos, meniscos e tendões.

O joelho recebe ALTAS CARGAS nas atividades diárias e esportivas, que podem levar a diversas alterações TANTO NOS MAIS JOVENS (lesões esportivas) COMO NOS IDOSOS (lesões degenerativas).
As lesões causadas por TORÇÕES são conhecidas como entorses do joelho, e podem atingir os ligamentos, os meniscos e a cartilagem. Os ligamentos são estruturas fibrosas bastante resistentes e responsáveis por manter o joelho firme (estável) durante a prática esportiva.
O joelho possuí quatro ligamentos principais, cada um deles responsável por impedir o movimento excessivo em uma direção particular.
Quando uma força excessiva supera a resistência do ligamento, ele pode se romper parcial ou totalmente. Neste último caso, o joelho fica frouxo e muitas vezes necessita de tratamento cirúrgico para sua recuperação.
Para que o joelho mantenha-se estável, ele depende dos estabilizadores estáticos, que são os ligamentos, e dos estabilizadores dinâmicos, que são os músculos do quadril, coxa e perna.
Estes músculos são fundamentais, pois quando sofremos uma torção, imediatamente estes se contraem, impedindo uma torção excessiva que possa causar uma LESÃO NO JOELHO.
Quem está com a musculatura fraca faz com que a força da torção descarregue-se totalmente sobre os ligamentos, que podem não suportá-la e romper-se.
Outra causa frequente de lesões é a FALTA DE ALONGAMENTO MUSCULAR. Quando não fazemos alongamentos, os músculos trabalham tensos a as articulações com sobrecarga, predispondo tanto a roturas musculares quanto ao sobrecarga na cartilagem.
A realização de ALONGAMENTO MUSCULAR é fundamental, e portanto deve ser realizada antes e depois de toda prática esportiva. Várias atividades físicas atualmente recomendadas nas academias, como yoga, pilates e o trabalho funcional, dão grande ênfase ao alongamento muscular.
Dúvidas? Clique aqui