APOSENTADORIA ANTECIPADA NA VIDA ESPORTIVA

O mais famoso tenista brasileiro, o catarinense Gustavo Kuerten, o Guga, que conquistou o Torneio de Roland Garros, em Paris, por três vezes (1997, 2000 e 2001), foi vítima de um problema no quadril que acabou antecipando sua aposentadoria: a lesão de labrum do quadril.
Guga foi considerado o maior tenista da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial. É o único tenista da história a ganhar de Pete Sampras e Andre Agassi – outros grandes tenistas mundiais – no mesmo torneio.

Mesmo com todo esse currículo, problemas no labrum tiraram Guga Kuerten das quadras. O labrum é uma espécie de cartilagem que envolve a articulação do quadril e que ajuda a dar estabilidade ao corpo, servindo como um amortecedor para os impactos aos quais o quadril é submetido, garantindo a flexibilidade e o movimento.
Dentro do labrum circula o líquido sinovial, que também é responsável pela lubrificação das articulações. Movimentos de flexão e rotação favorecem a ocorrência de lesões, que podem ser provenientes de traumatismos agudos ou repetitivos e ocasionam no vazamento do líquido com inflamação e liberação de substâncias que causam danos à cartilagem.
Guga Kuerten foi diagnosticado pela primeira vez em 2001. Sua terceira vitória em Roland Garros foi resistindo a intensas dores no quadril.
Outro famoso que já teve esse problema é o ator Cauã Reymond, que passou por cirurgia na época em que gravava a novela Passione.
Fique atento aos sintomas da lesão de labrum no quadril:
– Dor na virilha
– Estalido
– Sensaçao de falseio
– Limitação de movimento da articulação do quadril
Dúvidas? Clique aqui