Desgaste articular e a artrose do joelho

A artrose do joelho é um processo degenerativo de desgaste na cartilagem articular e uma das principais causas de dor na região. O problema é mais comum em pessoas a partir dos 40 ou 45 anos, já que está relacionado ao envelhecimento natural dessas articulações.

⚠ Além da idade, alguns fatores como o sobrepeso – que produz uma sobrecarga nas articulações – também pode levar à artrose. Também pode aparecer de forma precoce devido a traumatismos (na prática de esportes, por exemplo) ou em problemas congênitos que afetem a articulação.

Os principais sintomas da artrose são a dor e limitação da função articular. A limitação do movimento ocorre devido a um problema mecânico, tendo em vista que as superfícies articulares perdem a proteção da cartilagem, tornam-se rugosas e entram em atrito.


Em alguns casos mais avançados de desgaste articular pode ocorrer o surgimento de formações chamadas de osteófitos onde os ossos se encontram, o que aumenta ainda mais o atrito na articulação.

⭐ O Instituto Fuchs é referência em cirurgia do joelho e quadril em Curitiba. Agende uma consulta com nossa equipe pelo WhatsApp (41) 99227-0770, pelo link http://bit.ly/WhatsAppInstitutoFuchs ou pelo telefone (41) 3026-6959⁣.

Post anterior
Dr. Rogério Fuchs é referência em cirurgia do joelho
Próximo post
Entenda a prótese de quadril
Menu
Dúvidas? Clique aqui