No dia Mundial Saúde, vamos dar algumas DICAS de como cuidar da saúde do QUADRIL e do JOELHO.
A melhor maneira de ter uma vida saudável e articulações em ótimo estado e funcionamento por muitos anos é a PREVENÇÃO. Com o joelho e o quadril não é diferente. Cuidados com os hábitos de vida, com as atividades esportivas e com a alimentação são fundamentais para manter a saúde do joelho e do quadril em dia.
A prática de atividade física regular é fundamental para fortalecer e manter a musculatura adequada, buscando diminuir a carga nas articulações e preservar a cartilagem. Porém os exercícios devem ser realizados de maneira correta, respeitando os limites e a capacidade de cada um. A orientação de um profissional é fundamental para realização correta de qualquer tipo de esporte, mesmo os mais comuns, como a corrida e a musculação. Respeitar o tempo de recuperação muscular do corpo é necessário, geralmente 48 horas para o mesmo tipo de exercício. Realizar tanto atividades aeróbicas, que trabalham resistência e o sistema cardiovascular, quanto anaeróbicas para fortalecimento e alongamento muscular.
Evitar atividades com extrema sobrecarga nos joelho e quadril é muito importante. Exercícios que trabalham com flexão acima de 90 graus dessas articulações, aumentam muita a pressão na cartilagem e podem levar a dor e alterações degenerativas a longo prazo. Atividades com muito impacto também são fatores de risco para desgaste do joelho e do quadril.
Ter uma alimentação balanceada e de qualidade também é fundamental para a saúde das articulações. A obesidade é um dos principais fatores de risco comprovados para artrose do joelho e do quadril. Uma dieta com excesso de carboidratos também pode estar relacionada a alterações inflamatórias na cartilagem articular.
Os cuidados com o joelho e quadril nas atividades do dia-a-dia podem ajudar muito na prevenção e tratamento de vários problemas nessas articulações. Utilizar sapatos adequados para cada tipo de atividade e evitar sentar com o quadril e o joelho muito flexionados são coisas simples, mas que podem fazer grande diferença para evitar o desgaste articular com o envelhecimento.
Portanto, cuide bem do seu joelho e quadril hoje, para evitar problemas futuros. E se você já tem um problema nessas articulações, realize o tratamento adequado o mais breve possível, porque após muito tempo geralmente o tratamento é mais complexo, e o resultado desejado pode ser mais difícil.