Nem todo exercício sobrecarrega suas articulações. A maioria das modalidades esportivas quando praticadas de forma correta, com orientação, técnica e preparo físico não aumentam a carga nas articulações!
Os esportes mais recomendados para quem busca proteger as articulações do joelho e quadril são atividades de baixo impacto, que fortalecem os músculos sem sobrecarregá-las, especialmente quem já tem alguma lesão ou está em tratamento.
Atividades Aquáticas:
Natação e Hidroginástica: Consideradas excelentes opções, pois a água reduz o peso corporal sobre a articulação, aliviando significativamente a pressão sobre o joelho e quadril. Isso permite fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade com risco mínimo de lesão.
Treinamentos de Força e Flexibilidade:
Pilates e Yoga: Focam no alongamento, melhora da postura e respiração. Eles fortalecem a musculatura ao redor das articulações, ajudando a estabilizá-las sem impacto direto. Cuidar com extremos de amplitude de movimento.
Musculação: Quando realizada com a orientação de um profissional e foco na melhora da saúde e capacidade física geral, a musculação é eficaz para fortalecer a musculatura que dá suporte às articulações.
Atividades Aeróbicas de Baixo Impacto:
Ciclismo: Seja em bicicleta ergométrica ou na rua, é uma ótima atividade cardiovascular que movimenta as articulações do quadril e joelho sem o impacto repetitivo da corrida, por exemplo.
Caminhada: É uma atividade de baixo impacto, especialmente em superfícies planas com calçado adequado. Aumentar a intensidade pode ser feito através da inclinação ou do ritmo, em vez da velocidade pura.
Elíptico: Semelhante à caminhada, mas com um movimento mais fluido que reduz ainda mais o impacto nas articulações.
Comente qual desses você mais gosta!
Dr. Thiago Fuchs
Cirurgião de Quadril e Joelho
CRM-PR 24871 | RQE 19664
📱 WhatsApp: (41) 99102-5005