Instituto Fuchs promove Curso sobre Artroscopia do Quadril


O Dr. Thiago Fuchs, ortopedista especializado em cirurgia do quadril, promove nesta sexta-feira e sábado (02 e 03 de junho), em Curitiba, o Curso e Treinamento em Artroscopia do Quadril, realizado juntamente com a Tecnomedical, fornecedora dos materiais Smith&Nephew.
A primeira parte do curso, inclui aulas teóricas sobre diagnóstico de impacto femoroacetabular, técnicas e dicas sobre artroscopia do quadril, demonstração de instrumentais e treinamento em modelos sintéticos.
      
Já a parte prática do curso será realizada neste sábado (03), no Hospital Marcelino Champagnat, aonde os participantes assistirão duas cirurgias, ao vivo, de artroscopia do quadril para tratamento do impacto femoroacetabular e lesão do labrum.
Segundo Thiago Fuchs, a escolha do Hospital Marcelino Champagnat para as aulas práticas em artroscopia do quadril se deve à qualidade e segurança do Hospital, que possui certificação internacional e equipamentos de ponta.
“Além disso, o Marcelino Champagnat possui uma equipe especializada e bem treinada para prestarmos o melhor serviço ao paciente, e também repassar conhecimento técnico com qualidade”, resume Thiago Fuchs.
Participaram do curso de artroscopia do quadril médicos que estão fazendo especialização em cirurgia do quadril e ortopedistas e cirurgiões de quadril de Brasília, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Amazonas que buscam aprimorar o conhecimento sobre a artroscopia do quadril – técnica cirúrgica para tratamento de lesões dentro e ao redor das articulações.

O QUE É – A artroscopia do quadril é uma técnica cirúrgica, com baixa taxa de complicação – entre 1% e 5% – e excelentes resultados no tratamento de lesões no quadril.
No procedimento de artroscopia uma câmera de vídeo e instrumentos específicos são introduzidos na articulação através de pequenas incisões na pele de aproximadamente 1 centímetro.
O médico especialista em cirurgia do quadril, Thiago Fuchs – um dos fundadores do Instituto Fuchs, referência neste tipo de procedimento – explica que há muitos anos a videoartroscopia é utilizada para tratamento de lesões articulares, como no joelho e ombro.
“A artroscopia do quadril está em evolução constante e o seu uso cresce mundialmente, principalmente no tratamento do impacto femoroacetabular (IFA) e da lesão do labrum”, completa Thiago.
Segundo ele, outras patologias do quadril, como a bursite e as tendinites, lesões de cartilagem, corpos livres intra-articulares e lesões do ligamento redondo também podem ser tratadas por artroscopia.
A recuperação inicial de uma artroscopia do quadril geralmente dura 3 meses, e após esse período é necessário um trabalho de reforço muscular e treinos específicos para atividades físicas.
A taxa de retorno ao esporte após a artroscopia do quadril para tratamento do impacto femoroacetabular é de aproximadamente 95%.

Post anterior
MITOS E VERDADES: Ter uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde do joelho?
Próximo post
CONHEÇA AS CAUSAS MAIS COMUNS DE DOR NO QUADRIL
Menu
Dúvidas? Clique aqui