MITOS E VERDADES: A artrose do quadril não tem cura

 
MITOS_E_VERDADES_-_09_
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A ARTROSE DO QUADRIL NÃO TEM CURA
Verdade. A artrose é o desgaste da articulação e atualmente não há como recuperar a cartilagem degenerada. Os tratamentos e as orientações médicas buscam prevenir, tentar evitar e prolongar a progressão da artrose, ou então aliviar os sintomas, quando já existentes. Nos casos mais graves e avançados de artrose do quadril, o paciente tem dor e limitação funcional, prejudicando sua qualidade de vida e seu dia-a-dia. Nessa situação é indicada uma cirurgia de substituição articular que se chama artroplastia ou prótese de quadril. A artroplastia total do quadril é um procedimento cirúrgico utilizado no tratamento da artrose do quadril, osteonecrose e algumas fraturas ao nível do quadril.
A cirurgia consiste na substituição da articulação do quadril por componentes metálicos, de polietileno e de cerâmica, com o objetivo de reestabelecer uma articulação com bom movimento e melhora da dor, e consequentemente, melhora da qualidade de vida do paciente.
A artroplastia total do quadril é uma cirurgia que depende da educação do paciente e dos familiares sobre o procedimento, técnica cirúrgica adequada, qualidade da prótese, reabilitação pós-operatória e condição de saúde do paciente. A durabilidade de uma artroplastia total do quadril com adequada técnica cirúrgica, implantes de qualidade e cumprimento das orientações médicas, é acima de 95% em 15 anos e possivelmente maior de 80% em 20 anos. É muito importante realizar acompanhamento médico anual após a cirurgia independente dos sintomas, com objetivo de reconhecer alterações precoces e evitar complicações futuras.

Dúvidas? Clique aqui