O QUE É ARTROSE DO QUADRIL?

Artrose-de-quadril
 
A artrose de quadril (coxartrose) é uma doença articular crônica, inflamatória e degenerativa, que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e do osso subcondral (abaixo da cartilagem).
A cartilagem é um tecido branco, composto de água, colágeno, células cartilaginosas e matriz extracelular (ácido hialurônico e proteoglicanos). O líquido sinovial serve para lubrificar a articulação, e realizar movimentos fluidos sem causar dor, diminuindo também o atrito na cartilagem. Quando ocorre o desgaste dessa cartilagem, se inicia o processo degenerativo. O desgaste obedece algumas fases. No início, a cartilagem se torna menos espessa, mas ainda está presente. Nas fases finais, a cartilagem desaparece completamente e os ossos acabam entrando em contato direto (artrose). Este atrito entre o osso subcondral favorece a inflamação da articulação,  causando um processo doloroso e com limitação do movimento.
A população mais afetada pela artrose de quadril são pessoas com mais de 60 anos (coxartrose primária), portadores de sequelas de doenças da infância / adolescência (displasia, Perthes, impacto femoroacetabular), e adultos jovens (osteonecrose e trauma). A artrose do quadril atinge 5% da população mundial, enquanto a artrose do joelho pode ser diagnosticada em 20% .
Sintomas:
Os principais sintomas de artrose do quadril são a dor e a perda de movimento. A dor característica da artrose no quadril é na virilha e profunda, mas pode ser posterior ou se irradiar pela coxa até o joelho. Geralmente associada ao movimento. Se o caso é mais grave, o desconforto é permanente, esteja o paciente em pé, deitado ou se movimentando. A restrição de movimento é progressiva, dificultando a realização de atividades diárias, como calcar as meias e o sapato. Alguns pacientes podem ter dor lombar pela sobrecarga da coluna devido a artrose do quadril.
 

Dúvidas? Clique aqui