Como todos sabem a bicicleta é opção para a prática esportiva e, para muitos, um meio de transporte eficiente para enfrentar o trânsito.
No entanto, é preciso alguns cuidados para garantir que a saúde do corpo seja mantida.
Quem anda de bicicleta de forma inadequada corre mais risco de sofrer LESÕES, ter dor e tendinites no joelho, e problemas na articulação femoropatelar. Isso ocorre devido ao ajuste inadequado da bicicleta e treinamento excessivo ou inadequado.
A TENDINITE é uma inflamação que acomete os tendões, que são estruturas localizadas entre os músculos e os ossos. É possível suspeitar da tendinite patelar quando existe dor anterior e uma hipersensibilidade no local do tendão.
Esses SINTOMAS podem piorar conforme o movimento. A dor também pode aparecer atrás do joelho, na parte interna e externa, dependendo do tendão afetado.
Na presença dos sintomas é importante consultar um MÉDICO ESPECIALISTA para uma avaliação completa, e se necessário, fazer exames. O especialista pode pedir para o paciente correr, saltar ou agachar para analisar a intensidade da dor. Exames como ultrassonografia e ressonância magnética podem auxiliar.
O tratamento – na maioria das vezes – é não cirúrgico, por meio de medicamentos antiinflamatórios e fisioterapia, para melhorar a biomecânica muscular e métodos adjuvantes para diminuir a inflamação – gelo, laser, ultrassom, entre outros .