A artroplastia ou prótese do joelho é uma cirurgia que substitui a superfície articular por uma prótese metálica e de polietileno. O objetivo da cirurgia é melhor os sintomas da artrose, corrigir o alinhamento e melhorar a mobilidade do joelho. A artroplastia do joelho é geralmente indicada em pacientes acima de 55 anos, nos casos mais avançados de artrose do joelho, com dor e limitação nas atividades da vida diária e esportiva.
Existem basicamente dois tipos de artroplastia do joelho, a total e a unicompartimental. Na artroplastia total do joelho, toda a superfície articular entre o fêmur e a tíbia é substituída. Na artroplastia unicompartimental do joelho, apenas o lado afetado (medial ou lateral) da articulação é substituído. A superfície patelar é substituída quando existe o comprometimento grave da cartilagem patelar, deformidade ou falha no alinhamento femoropatelar.
Quando a Prótese de Joelho é indicada
A taxa de bom resultado é de aproximadamente 90-95% dos casos. O sucesso da cirurgia depende da correta indicação, técnica cirúrgica adequada, implante de qualidade, reabilitação pós-operatória e cuidado do paciente. A durabilidade média de uma artroplastia total do joelho é de 15 a 20 anos.
As principais complicações (1 a 2%) são a infecção e o tromboembolismo em curto prazo, e o desgaste e soltura da prótese em longo prazo. A prevenção é a principal medida para evitar as complicações, como uso de medicações anticoagulantes e fisioterapia precoce para evitar o tromboembolismo, e uma técnica cirurgia adequada realizada por um cirurgião de joelho especialista em prótese.