RECUPERAÇÃO DE ARTROPLASTIA DE QUADRIL


A reabilitação e adaptação do paciente à prótese total do quadril é um processo que acontece progressivamente e depende da educação do paciente e equipe de reabilitação.
Quando é realizada técnica cirúrgica adequada e implantes de alta qualidade, a prótese deve apresentar grande durabilidade. É possível voltar a uma rotina normal de vida, inclusive, com a prática de exercícios físicos.

Com o passar dos anos, houve uma grande evolução dos materiais utilizados nas artroplastias de quadril. O objetivo foi, sobretudo, aumentar a resistência ao desgaste. De um modo geral, a escolha do melhor tipo de prótese deve sempre levar em consideração as características individuais de cada paciente (idade, anatomia, nível de atividade física).
Tudo isso é analisado previamente e decidido na etapa de planejamento da cirurgia.
O tempo de recuperação após a cirurgia também depende de fatores próprios de cada caso (idade, grau de artrose e restrição de movimento, qualidade óssea e muscular). Em paciente jovens, com boa qualidade óssea e muscular, sem grandes deformidades no quadril, o tempo médio para retorno as atividades de vida normal são 3 meses.
Já nos casos mais graves, este tempo pode chegar até 1 ano. Geralmente, após 6 meses da cirurgia, os pacientes iniciam atividades físicas gradativamente.