TRATAMENTO CONSERVADOR DA ARTROSE DO JOELHO

 
artose-joelho
A artrose do joelho (osteoartrose – osteoartrite) é uma doença degenerativa e inflamatória muito frequente em pacientes idosos, mas também pode ocorrer nos mais jovens. Esta patologia causa dor e limitação funcional do joelho, com consequente diminuição da qualidade de vida.
O tratamento da artrose do joelho busca diminuir a dor, melhorar a mobilidade e função do joelho. Nos quadros iniciais e moderados de artrose são indicadas terapias não medicamentosas como: educação do paciente, fisioterapia, hidroterapia, perda de peso, exercícios assistidos por um profissional, e também medicações para alívio dos sintomas e melhora da função. Estas medicações podem ser de uso de uso oral ou injetável.
O trabalho muscular deve buscar a melhora da biomecânica dos membros inferiores, com trabalho de alongamento e fortalecimento muscular, pincipalmente da musculatura da coxa e quadril.
Os medicamentos orais incluem os analgésicos , os anti-inflamatórios não hormonais e os condroprotetores (Glicosamina, Condroitina , derivados do Colágeno) de uso diário e contínuo.
As medicações injetáveis podem ser intramusculares como anti-inflamatórios não hormonais e os hormonais (corticoesteróides), ou podem ser intra-articulares como a viscossuplementação com o ácido hialurônico.
Nos casos mais graves de artrose do joelho, e naqueles que não respondem ao tratamento conservador, a artroplastia do joelho pode ser o tratamento indicado.

Dúvidas? Clique aqui