O labrum acetabular é uma fibrocartilagem que contorna o rebordo do acetábulo. As principais funções do labrum são a vedação da articulação, aumento da estabilidade do quadril, lubrificação e absorção de impacto.
A principal causa da lesão do labrum é o impacto femoroacetabular ( IFA ). Trauma, displasia do quadril, instabilidade ou frouxidão capsular também podem causar lesões do labrum acetabular. O sintoma mais comum é a dor na região anterolateral do quadril, geralmente profunda, mas pode ocorrer na região lateral ou posterior do quadril. Alguns pacientes com lesão do labrum apresentam estalos ou clicks no quadril, e as vezes sensação de deslocamento. A lesão do labrum é um fator de risco para degeneração do quadril.
O tratamento da lesão do labrum incialmente é conservador, com medicação e trabalho muscular do abdome, lombar, quadril, e fortalecimento do CORE, principalmente nas lesões isoladas. Nas lesões do labrum secundárias ao IFA, o tratamento geralmente é cirúrgico, para reparar o labrum lesado e corrigir o fator predisponente para a lesão, que é o impacto femoroacetabular. O tratamento das lesões do labrum pode ser realizado por cirurgia aberta, mas preferencialmente por artroscopia do quadril.