Conheça as lesões mais comuns no joelho do paciente jovem e as diferenças entre elas

 

Um conselho muito ouvido durante a vida é: “cuide bem dos seus joelhos”. Mas você sabe quais são os problemas que podem ocorrer e o que eles ocasionam?.
Condromalácia patelar – É um desgaste na cartilagem que reveste a patela , que tem como principal função, o amortecimento do peso. Na condromalácia, o indivíduo sente dor na parte da frente do joelho, especialmente ao subir-descer escadas ou permanecer muito tempo sentado.
Síndrome da banda iliotibial – A síndrome da banda iliotibial ocorre quando o trato iliotibial, tecido fibroso que se estende do osso da pélvis até a tíbia, está encurtado e muito tenso, causando um atrito na parte lateral do fêmur, o que gera uma lesão inflamatória. O principal sintoma é a dor lateral entre o quadril e joelhos, que tende a piorar com atividades físicas que realizam movimentos repetivos de flexão do joelho, principalmente na corrida.
Tendinite patelar – Localizado logo abaixo da patela, o tendão patelar faz a ligação entre a patela e o osso da perna (tíbia). A tendinite patelar, também, conhecida como “joelho de saltador”, é a inflamação deste tendão, causando dor na região anterior do joelho.
Inflamação na pata de ganso – Pata de ganso é o nome que se dá à junção de três tendões localizados na parte interna do joelho, onde alguns músculos da coxa se inserem na perna. É a região um pouco abaixo da linha articular medial, e costuma doer quando ocorre a inflamação desses tendões. Também pode ocorrer inchaço no local após a realização de atividades físicas.
Lesão de menisco lateral ou medial – Cada joelho possui dois meniscos, que são estruturas em formato de “C” situados entre os ossos do joelho, com a função de melhorar o encaixe da articulação e amortecer os impactos. Quando há uma lesão ou desgaste nos meniscos, além da dor e desconforto na linha articular do joelho, pode ocorrer inchaço ou sensação de bloqueio da articulação.
Lesão do ligamento cruzado anterior – O ligamento cruzado anterior é um dos principais ligamentos do joelho e tem como função estabilizar o joelho evitando que a tíbia (osso da perna) se desloque anteriormente em relação ao fêmur (osso da coxa). A lesão do LCA é a ruptura deste ligamento, que pode ocorrer de forma completa ou parcial, ocasionando instabilidade do joelho. Normalmente esta lesão ocorre em função de entorses ou traumas durante a prática esportiva.