Artrose e prótese do joelho

A artrose do joelho é causada pela degeneração e desgaste da cartilagem que reveste a articulação e pode levar a quadros de dor intensa, inflamação e causar limitações de mobilidade, afetando a qualidade de vida do paciente, quando não tratada precocemente.

Entre os sintomas da artrose no joelho estão:

1⃣ Dor no joelho após esforços e alívio parcial com repouso.

2⃣ Presença de estalos.

3⃣ Movimentos limitados para dobrar ou esticar o joelho.

4⃣ Sensação de inchaço e calor, geralmente na fase inflamatória.

5⃣ Perda progressiva do alinhamento da perna.

6⃣ Musculatura da coxa mais fraca e atrofiada.

A artroplastia ou prótese do joelho é uma cirurgia que substitui a superfície articular por uma prótese metálica e de polietileno. O objetivo da cirurgia é melhorar os sintomas da artrose, corrigir o alinhamento e melhorar a mobilidade do joelho.

Existem basicamente dois tipos de artroplastia do joelho, a total e a unicompartimental. Na artroplastia total do joelho, toda a superfície articular entre o fêmur e a tíbia é substituída. Na artroplastia unicompartimental do joelho, apenas o lado afetado (medial ou lateral) da articulação é substituído. A superfície patelar é substituída quando existe o comprometimento grave da cartilagem patelar, deformidade ou falha no alinhamento femoropatelar.

A taxa de bom resultado é de aproximadamente 90-95% dos casos. O sucesso da cirurgia depende da correta indicação, técnica cirúrgica adequada, implante de qualidade, reabilitação pós-operatória e cuidado do paciente.

Saiba mais sobre prótese de joelho em www.institutofuchs.com.br

Post anterior
Causas e tratamentos da artrose do quadril em jovens
Próximo post
Ácido hialurônico no tratamento de artrose do joelho
Menu
Dúvidas? Clique aqui