CAMINHADA PODE REDUZIR OS SINTOMAS DE ARTROSE NO QUADRIL

Sentir dores nas regiões da coluna, joelho ou quadril durante a prática das atividades diárias, dificuldade para movimentar a articulação e crepitação articular durante o movimento, atrapalha a rotina normal de qualquer pessoa. Esses sintomas podem indicar que você está sofrendo com a temida Artrose.
A artrose é uma doença articular crônica, inflamatória e degenerativa, caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e do osso subcondral, localizado abaixo da cartilagem. Geralmente esta doença aparece nas pessoa mais velhas pelo próprio desgaste com o envelhecimento, porém atividades repetidas de impacto nas articulações, excesso de peso corporal, sequelas de fraturas e doenças da infância podem desencadear a artrose em pacientes mais jovens.

Os locais mais comuns afetados pela artrose são as articulações que suportam o peso, como coluna vertebral, quadril e joelho.
Segundo pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, a caminhada progressiva, associada ao tratamento com condroprotetor via oral (sulfato de glicosamina), pode trazer melhora nos sintomas dos pacientes com artrose no quadril e joelho.
No artigo publicado, esses especialistas destacaram que pacientes que caminham pelo menos duas series de 1.500 passos em três dias da semana, relatam sentir menos dor, e consequentemente uma melhora na qualidade de vida.
O resultado da pesquisa confirma que as pessoas que caminharam cerca de três a cinco vezes por semana tiveram uma melhora significativa nos sintomas da artrose. A atividade física tem revelado resultados satisfatórios e duradouros com objetivo de diminuir os efeitos da artrose.
A ingestão do medicamento condroitina ( associada à glicosamina) fez parte deste tratamento, e demonstra benefícios para os pacientes com artrose.
O tratamento da artrose do quadril e joelho nas fases iniciais é conservador, com trabalho muscular, medicações condroprotetoras para a cartilagem, perda de peso e mudança dos hábitos de vida. Em alguns casos é indicada a infiltração de ácido hialurônico (viscossuplementação), para aumentar a lubrificação articular, diminuir o processo inflamatório e melhorar a biologia da cartilagem, na tentativa de reduzir os sintomas e retardar a progressão da doença. Nos casos mais avançados, e naqueles que não respondem ao tratamento conservador, o tratamento é cirúrgico.areia site
Dúvidas? Clique aqui