CUIDADOS COM A DOR NA CIRURGIA DE PRÓTESE TOTAL DO JOELHO


A artroplastia total do joelho (ATJ) é uma cirurgia para tratamento de artrose do joelho com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O controle da dor na ATJ atualmente é feito desde a fase pré-operatória até algumas semanas após a cirurgia. Antes do procedimento, geralmente 2 dias, são iniciados medicamentos para reduzir os sintomas, diminuir o processo inflamatório e realizar uma dessensibilização nervosa.
Para a cirurgia é realizada uma anestesia, geralmente tipo raquidiana, e infiltração local de medicamentos para controle da dor durante o internamento, que normalmente é de 2-3 dias. No período da internação hospitalar o paciente recebe medicações endovenosas de horário e também medicações de resgate no caso de dor residual.

Após a alta hospitalar são prescritas medicações via oral para controle da dor e do processo inflamatório por 2 semanas.
Fisioterapia precoce, a partir do 1˚ dia pós cirúrgico, e compressas de gelo são medidas muito importantes no manejo da dor.
Todo procedimento cirúrgico pode causar dor, já que este sintoma é uma resposta normal do corpo. Com o uso de todas essas medidas de controle de dor, o pós-operatório de uma cirurgia de artroplastia total do joelho deve ser bem tolerado pelo paciente, trazendo um resultado satisfatório.
Dúvidas? Clique aqui