Deformidades ósseas e o impacto femoroacetabular

O Impacto Femoroacetabular – IFA é um problema mecânico da articulação do quadril, quando ocorre um contato anormal entre o acetábulo e a cabeça do fêmur. As duas principais causas desta patologia são a proeminência óssea na transição colo-cabeça femoral (CAM) e o aumento na cobertura óssea acetabular (pincer). Alguns pacientes podem apresentar os dois tipos de deformidade.

Os pacientes geralmente são jovens (15 a 40 anos), apresentam dor relacionada ao movimento, como flexão e rotação do quadril, e às atividades físicas. A dor mais comum é na virilha e anterolateral no quadril, mas a dor pode ser lateral ou posterior (glútea) no quadril. Alguns pacientes apresentam restrição de mobilidade, e também podem ter sintomas de pubalgia e dor lombar crônica.

⚠ CONSEQUÊNCIAS
O IFA é a principal causa de lesão do labrum acetabular, que juntamente com a lesão da cartilagem do quadril, contribuem para alterações degenerativas em longo prazo, como a artrose do quadril.

🌟 TRATAMENTOS
O tratamento do IFA busca melhora dos sintomas, correção da biomecânica da articulação e tratamento das lesões associadas, na tentativa de evitar alterações degenerativas futuras e de proporcionar ao paciente o retorno às atividades laborais e esportivas.

O tratamento em alguns casos é conservador, com uso de medicação, trabalho muscular do abdome, lombar e quadril, e fortalecimento do CORE, além de mudanças nos hábitos de vida e esportivos.

O tratamento cirúrgico busca corrigir a mecânica óssea e tratar as lesões secundárias, como o labrum e a cartilagem. Na maioria dos pacientes jovens com IFA sintomáticos, com lesão do labrum e da cartilagem, o tratamento é cirúrgico.

☎ Instituto Fuchs – Av. Sete de Setembro, 6496 – Curitiba – Telefone: 41 3026-6959.
☎ Hospital Marcelino Champagnat – Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – Curitiba – Telefone: (41) 3207-3225
📱 WhatsApp – (41) 99227-0770 ou clique aqui https://bit.ly/WhatsAppInstitutoFuchs

Post anterior
Quais as vantagens do resurfacing?
Próximo post
Qual a indicação da infiltração de ácido hialurônico no joelho?
Menu
Dúvidas? Clique aqui