Ligamento Cruzado Posterior (LCP): Lesão, sintomas e tratamento


O ligamento cruzado posterior (LCP) é um ligamento da parte central do joelho, e tem como principal função evitar o deslocamento posterior da tíbia (osso da perna) no joelho.
Entre as principais causas de lesão do LCP está o impacto na parte frontal da perna ou do joelho, geralmente nas quedas com joelho dobrado ou em acidentes de carro. Também pode ocorrer em torções ou traumas rotacionais, junto com a lesão de outros ligamentos.

SINTOMAS

Os sintomas de lesões da lesão do LCP incluem inchaço e dor na fase aguda (logo após o trauma), e instabilidade ou dor femoropatelar na fase crônica (tardia). Alguns pacientes podem ficar assintomáticos.

TRATAMENTOS

Na maioria dos casos existe uma cicatrização parcial do LCP. Quando o paciente não apresenta instabilidade ou sintomas, não há necessidade de cirurgia. O trabalho muscular específico ajuda muito na função do joelho e práticas esportivas.
Em casos mais graves, quando há instabilidade ou lesão em outras estruturas do joelho, o tratamento cirúrgico pode ser indicado para obter melhor resultado funcional.
Para saber mais, acesse o nosso site: www.institutofuchs.com.br ou agende uma consulta conosco!
 Instituto Fuchs – Av. Sete de Setembro, 6496 – Curitiba – Telefone: 41 3026-6959.
📱 WhatsApp – (41) 99227-0770 ou clique aqui http://bit.ly/WhatsAppInstitutoFuchs
 Hospital Marcelino Champagnat – Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – Curitiba – Telefone: (41) 3207-3225

Post anterior
Pós-operatório de videoartroscopia do quadril
Próximo post
Reabilitação é fundamental em cirurgias do joelho e quadril
Menu
Dúvidas? Clique aqui