Mitos e verdades: Agachamento profundo pode causar a condromalácia patelar


VERDADE – Uma das partes mais importantes do joelho, a patela, tem sua superfície articular revestida por cartilagem, e é responsável por ajudar nos movimentos de extensão e flexão do joelho. Também é função desta cartilagem promover o amortecimento e absorção de impactos.
No movimento de agachamento profundo (maior que 90 graus) há um grande aumento na pressão sobre a cartilagem, e também aumento da tensão no tendão patelar. Essa força aumenta de acordo com a angulação. Até atingir 90 graus, o risco de ocorrer uma lesão é muito menor. Mas, por ser um movimento repetitivo e realizado com carga, esse exercício pode ocasionar problemas como a condromalácia patelar, que ocorre pelo excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela, levando ao desgaste da cartilagem patelar.
Contudo, é possível realizar o exercício de agachamento de maneira adequada, sem que ocorra sobrecarga nos joelhos. Para isso, porém, é fundamental seguir algumas recomendações, e sobretudo contar com o acompanhamento de um orientador físico.
Acesse o site do Instituto Fuchs e veja dicas e tratamentos sobre o joelho.

Dúvidas? Clique aqui