Movimentos corretos no ballet ajudam a prevenir lesões do quadril


Lesões de quadril não são exclusividade dos tenistas. No delicado mundo do ballet, o quadril é uma das articulações constantemente requisitadas, que somado ao rigor dos ensaios pode levar a lesões.
Um dos principais movimentos do ballet é o movimento de rotação lateral (para fora) do quadril, e requer grande amplitude articular, aliada a um alto grau de força muscular e controle do movimento.
Quando a amplitude máxima desejada não é atingida durante o movimento podem ocorrer compensações na coluna, joelho e tornozelo como forma de alcançar os graus de rotação necessário. Essas compensações trazem sobrecarga e favorecem o surgimento de dores e lesões nos bailarinos.
Conhecer a técnica correta dos movimentos, fazer uma preparação muscular específica, seguir os planos dos ensaios, sempre sob orientação do instrutor, são cuidados muito importantes.
As lesões no quadril mais comuns no ballet são: Lesões do Labrum, Síndrome do Piriforme, Síndrome do Ressalto do Quadril, Impacto Femoroacetabular, Fratura de estresse e Tendinites crônicas.

Dúvidas? Clique aqui