O que é a lesão de labrum?

O labrum é uma fibrocartilagem que contorna a articulação do quadril. As principais funções do labrum são a vedação da articulação, aumento da estabilidade, lubrificação e absorção de impacto.

As principais causas da lesão do labrum são o impacto femoroacetabular (IFA) e a displasia do quadril. Casos de trauma, instabilidade ou frouxidão ligamentar global também podem causar lesões do labrum acetabular. O sintoma mais comum é a dor na região anterior ou anterolateral do quadril (virilha), geralmente profunda, mas pode acontecer na região lateral ou posterior do quadril. Alguns pacientes com lesão do labrum apresentam estalos ou clicks no quadril, e às vezes sensação de deslocamento/desencaixe.

Existem dois tipos de lesão do labrum no quadril: degenerativa e traumática.

A degenerativa é uma lesão crônica que ocorre como resultado de movimentos repetitivos, principalmente flexão e rotação.

Uma lesão traumática é geralmente aguda, resultado de uma lesão esportiva, queda ou acidente. Está associada com manobras bruscas de flexão com rotação do quadril, comuns nos esportes de contato e de impacto, e causam dor imediata no quadril.

Tratamento
A lesão de labrum pode ser tratada de forma conservadora, com fisioterapia e trabalho muscular, e também por artroscopia do quadril. Diversos estudos na literatura mundial demonstram excelentes resultados da artroscopia do quadril para tratamento da lesão do labrum e do impacto femoroacetabular, com alta taxa de satisfação e excelentes scores funcionais.

Agende sua consulta com nossa equipe

☎ Instituto Fuchs – Av. Sete de Setembro, 6496 – Curitiba – Telefone: 41 3026-6959.
☎ Hospital Marcelino Champagnat – Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – Curitiba – Telefone: (41) 3207-3225
📱 WhatsApp – (41) 99227-0770 ou clique aqui.

Post anterior
Prótese de quadril do tipo resurfacing pode mudar a vida de jovens atletas com artrose de quadril, diz cirurgião
Próximo post
Agende sua consulta com nossa equipe!
Menu
Dúvidas? Clique aqui