Quais os graus de artrose e opções de tratamento?

A artrose do quadril é uma doença degenerativa e inflamatória que ocorre na articulação entre a cabeça do fêmur e o acetábulo. Existem diversas causas, entre elas as doenças do quadril na infância como displasia, epifisiólise e o Perthes, o impacto femoroacetabular (IFA), fraturas e traumas, lesões de cartilagem, osteonecrose, e as alterações reumáticas como artrite reumatóide e espondilite anquilosante.

Existem diversas classificações para definir os graus da artrose e o diagnóstico é feito pelo histórico, exames físicos e complementado por exames de imagem como a ressonância magnética e a tomografia.

  • Grau 1: Possível formação osteofitária
  • Grau 2: Presença de rugosidade e fissura na cartilagem, com diminuição do espaço articular.
  • Grau 3: Presença de erosões na cartilagem.
  • Grau 4: Deformidade óssea da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo com ausência da cartilagem.

Na maioria dos casos, o tratamento inicialmente é conservador, com medicações anti-inflamatórias e analgésicas, mudança dos hábitos de vida, e trabalho muscular da pelve, abdome, lombar e quadril. O uso de medicamentos protetores de cartilagem (condroprotetores) pode ser indicado, assim como a viscossuplementação com infiltração de ácido hialutronico para alívio dos sintomas leves e moderados.

Em pacientes jovens, com artrose inicial ou secundária a alguma doença como o impacto femoroacetabular e a displasia, uma cirurgia preservadora pode ser uma opção de tratamento para corrigir a deformação óssea causadora da artrose, reparar as lesões na cartilagem, melhorar os sintomas e postergar a necessidade de uma artroplastia de quadril.

Já nos casos em que a artrose foi diagnosticada tarde ou que não apresentou controle com o tratamento conservador, a prótese total de quadril é indicada por proporcionar qualidade de vida ao paciente.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

☎ Instituto Fuchs – Av. Sete de Setembro, 6496 – Curitiba – Telefone: 41 3026-6959.
☎ Hospital Marcelino Champagnat – Av. Presidente Affonso Camargo, 1399 – Curitiba – Telefone: (41) 3207-3225
📱 WhatsApp – (41) 99227-0770 ou clique aqui.

Post anterior
7 de abril – Dia Mundial da Saúde
Próximo post
Quando o ácido hialurônico é indicado para o quadril?
Menu
Dúvidas? Clique aqui