Qual é o papel de cada componente da prótese de quadril?

A artroplastia pode ser indicada em casos de dor intensa no quadril, perda de qualidade de vida e limitação de movimento provocados por doenças como artrose, displasia, osteonecrose, impacto femoroacetabular com lesão de cartilagem, traumas, entre outros. O índice de satisfação da prótese total do quadril é acima de 98%, e a durabilidade pode passar dos 25-30 anos, e o que torna essa prótese tão especial e funcional, é o papel exercido por cada componente representado na foto.

  • Cabeça femoral: substitui a cabeça do osso do fêmur que é retirada na cirurgia devido às lesões degenerativas. Esse componente é responsável por unir a haste femoral à cúpula acetabular, trazendo o movimento do quadril mais próximo do normal.
  • Haste femoral: é encaixada no fêmur para sustentar os impactos no quadril e receber a cabeça femoral.
  • Cúpula acetabular: responsável por revestir o acetábulo do quadril já lesionado, criando um contato osso – prótese. Na foto, essa cúpula é revestida com cerâmica para desempenhar o papel da cartilagem, mas pode ser feita de polietileno ou metal, dependendo do caso e da indicação médica.

Com essa estrutura, o contato que antes era de osso com osso e trazia dor e limitação de movimentos, passa a ser de prótese com prótese (cúpula acetabular com cabeça femoral), devolvendo a qualidade de vida e a mobilidade ao paciente.
Incrível, né?

Compartilhe essas informações com um amigo e, na dúvida, converse com um médico ortopedista especializado!

Deixe um comentário

Dúvidas? Clique aqui