Recuperação após atroscopia do joelho


A artroscopia é uma técnica cirúrgica muito utilizada para tratar várias patologias na articulação do joelho, como a lesão do menisco, do ligamento cruzado anterior (LCA), da cartilagem, e também para tratar casos de inflamação crônica, instabilidade patelar e remoção de fragmentos osteocondrais de dentro do joelho.
O procedimento é muito pouco invasivo, pois é realizado no interior da articulação do joelho através de pequenas incisões na pele, com o auxílio de uma microcâmera e pinças especiais.
Seguindo corretamente as orientações pós operatórias prescritas, a recuperação do paciente costuma ser bastante rápida e menos dolorosa quando comparada à cirurgia aberta.
Veja as principais orientações no pós-cirúrgico:
– Tomar as medicações indicadas é importante tanto no controle da dor quanto cuidados com inflamação, trombose e infecção;
– Deixar a perna elevada ao descansar estimula a circulação sanguínea e o sistema linfático, evitando o acúmulo e retenção de líquido na perna ou joelho;
– Fazer compressas de gelo para evitar inchaço e reduzir a inflamação;
– Iniciar a fisioterapia precoce para controle da dor, redução da inflamação e recuperação da força muscular;
– Realizar os exercícios prescritos. O movimento da articulação facilita a processo de cicatrização e evita perda de mobilidade.
Na maioria dos casos, dentro de seis a oito semanas já é possível retomar a rotina e também a maioria das atividades físicas.
Se você tem dores nos joelhos ou alguma das lesões citadas, procure um médico especialista de joelho e com experiência neste tipo de tratamento. A solução pode ser mais simples e rápida do que você imagina.

Nós, do Instituto Fuchs, estamos prontos para atendê-los. Cuide do seu joelho.
Ligue e marque uma consulta: (41) 3026-6959 ou acesse www.institutofuchs.com.br e saiba mais.