As lesões de ligamento no joelho são muito comuns entre os atletas que praticam esportes com amplos movimentos de rotação, como futebol e basquete, mas também podem ocorrer em casos de queda ou torções.
Em primeiro lugar, precisamos entender a anatomia do joelho, que é composto por três ossos que se encontram e são conectados por ligamentos que atuam como estabilizadores. Quando um ligamento é rompido, a estabilidade no movimento da articulação é prejudicada e, se não tratada, por trazer mais danos ao paciente.
Contudo, a decisão sobre a necessidade de cirurgia varia de acordo com cada caso, levando em consideração a estabilidade do joelho e o nível de atividade. A reconstrução envolve a substituição do ligamento rompido por um enxerto, que pode ser retirado do próprio paciente ou de um banco de tecidos. O procedimento é realizado por meio de artroscopia, que é menos invasiva do que a cirurgia aberta.
O Instituto Fuchs é referência no tratamento cirúrgico e conservador de condições que acometem as articulações do joelho e quadril.
Entre em contato para saber mais e agende sua consulta!
Instituto Fuchs
📍 Av. Sete de Setembro, 6496 – Curitiba/PR
📱 WhatsApp: (41) 99227-0770 – Dr. Thiago Fuchs
📱 WhatsApp: (41) 99660-1015 – Dr. Rogério Fuchs
☎ Telefone: (41) 3026 – 6959
ECO Ortopedia
📍 R. Goiás, 70 – Água Verde, Curitiba – PR
📱 WhatsApp: (41) 3123-6550