JOELHO VALGO

O joelho valgo ficou popular graças ao personagem Kiko, do seriado Chaves, que tem as pernas tortas, em formato de “X” ou “tesoura”. Nesse caso, o problema contribui para deixar o personagem ainda mais divertido.
Entretanto, quem sofre do problema sabe que esse desalinhamento dos joelhos pode causar sérios danos ao funcionamento das articulações dos membros inferiores e da coluna.

Mais comum entre as mulheres, os joelhos são forçados “para dentro” e os pés se posicionam “para fora”, provocando o desalinhamento em formato de X. A descarga de peso na região lateral do joelho pode provocar o desenvolvimento de várias patologias, como dor femoropatelar, artrose, tendinites e lesões de cartilagem.
Geralmente o joelho valgo é uma característica anatômica fisiológica e não causa problemas. Nos casos de joelho valgo com desalinhamento do eixo do membro inferior e lesão de cartilagem associada, o procedimento cirúrgico pode ser necessário. A cirurgia pode ser uma osteotomia para corrigir o eixo nos pacientes mais jovens, ou uma artroplastia total do joelho nos casos mais avançados e nos idosos.
Dúvidas? Clique aqui