CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA EVITAR LESÕES NO JOELHO E QUADRIL DURANTE O CARNAVAL

No Brasil, o carnaval é uma época de muita festa, samba e curtição. Geralmente as pessoas ficam horas dançando e pulando carnaval, muitas vezes na praia, nas calçadas e atrás de trios elétricos. Já para as pessoas que promovem e fazem este grande evento, é época de muito trabalho, dedicação e oportunidade financeira. Há também, aquelas pessoas que aproveitam este feriado prolongado para descansar e relaxar em casa ou em algum lugar tranquilo.
CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA EVITAR LESÕES NO JOELHO E QUADRIL DURANTE O CARNAVAL
PARA OS FOLIÕES
– Use sempre um calçado adequado. Chinelo não protege os pés das irregularidades do solo e não tem o amortecimento necessário.
– Cuidado com o salto alto. É importante cuidar para não torcer o joelho e o tornozelo. Permanecer longos períodos em pé , caminhando e dançando de salto alto, exige bastante da musculatura e da articulação do joelho e do quadril.
– A areia fofa é muito irregular , pode causar quedas e torções, além de exigir muito do joelho e do quadril.
PARA OS SAMBISTAS:
– o Samba é uma dança típica do carnaval. São necessários muitos movimentos repetitivos de flexão e rotação do quadril e joelho durante os passos e coreografias. É muito importante realizar uma preparação muscular prévia para suportar a exigência da dança e não ter problemas no dia seguinte.
– Procure sambar sempre em piso regular e não escorregadio, para evitar quedas e torções.
– O salto alto é muito utilizado para sambar, principalmente
pelas RAINHAS DE BATERIA E PASSISTAS das escolas de samba.
Porém, lembre que elas são profissionais, ensaiam muito durante o ano todo para estas apresentações. Se você não está acostumada, é melhor usar um calçado mais baixo e seguro, com uma tênis.
PARA QUEM VAI DESFILAR NAS ESCOLAS DE SAMBA:
– usar sempre um calcado adequado para amortecer o impacto, proteger o pé, evitar torções e não se machucar nas irregularidades das ruas e calcadas.
– Prepare sua musculatura, principalmente coluna, abdômen, quadril e joelho. Geralmente o percurso é longo e muitas vezes as fantasias são pesadas.
PARA QUEM VAI TRABALHAR NO CARNAVAL:
Muita gente está trabalhando duro neste período e com jornada de trabalho mais longa. Os responsáveis por fornecer comida e bebida para os foliões, o pessoal que cuida da segurança da festa, os jornalistas e equipe de imprensa que registram e noticiam pelo mundo todo essa evento, todas as pessoas que trabalham para promover o bem estar dos turistas por todo brasil. Estas pessoas também devem se cuidar, porque com essa carga intensa de trabalho em poucos dias, o corpo pode reclamar.
– Preparação física durante o ano é fundamental para suportar a longa e intensa jornada de trabalho.
– É importante descansar! Para um bom trabalho, precisamos de horas de sono e alimentação adequada.
– Cuidado com o sol, calor e desidratação.
– Roupas leves e calcados confortáveis são fundamentais.
Com alguns simples cuidados é possível evitar lesões durante esses dias de festa. Saiba controlar e respeitar seus limites. Aproveite, curta e se divirta, mas sempre cuide do seu corpo. Afinal após o Carnaval, temos o ano todo pela frente para trabalhar, praticar esportes e manter a saúde em dia.

Post anterior
CUIDADOS DURANTE A CAMINHADA NA AREIA
Próximo post
Saiba como evitar lesões no joelho e quadril durante a folia de Carnaval
Menu
Dúvidas? Clique aqui